quinta-feira, 7 de abril de 2011

Você conhece a história da Marca Kawasaki???

Para aqueles que pensam que a Kawasaki só produz Motocicletas, estam equivocadíssimos. 

A Kawasakli que você conhece na verdade é é uma corporação multinacional cujo o nome é Kawasaki Heavy Industries LTD, ou KHI, não é o nome que se imagina quando se pensa num construtor de motocicletas, porém a KHI foi fundada originalmente em 1878 por Shozo Kawasaki.

Por se tratar de uma corporação de característica multinacional, esta possui mais de cinqüenta subsidiárias (plantas industriais, centros de distribuição e escritórios de vendas) nas principais cidades do mundo. Os negócios abrangem desde o projeto de engenharia até o controle ambiental de indústrias, máquinas e robôs industriais, engenharia naval e marítima, engenharia de usinas energéticas e siderúrgicas, material ferroviário, aeroespacial e é claro, jetskis, quadriciclos e motocicletas. Como outras companhias bem-sucedidas, a Kawasaki começou com um sonho e cresceu até se tornar a grande corporação que é hoje.

Em 1878, o fundador Shozo Kawasaki, começou um estaleiro para construir navios de aço transoceânicos. Em 1886, a incipiente operação foi expandida e passou a ser conhecida como Estaleiro Kawasaki.

Dez anos mais tarde em 1896, o Estaleiro Kawasaki foi incorporado e Kojiro Matsukata foi apontado primeiro presidente da companhia. Em 1906 foi iniciada a fabricação de locomotivas, vagões de carga e passageiros no recém-inaugurado complexo industrial Hyogo Works, e no ano seguinte, a produção de turbinas navais a vapor foi iniciada no estaleiro.

Durante 1918, o Departamento de Aeronaves foi inaugurado em Hyogo Works, numa época em que aviões ainda eram feitos com madeira e tecido, e podiam voar por apenas poucas horas. Pouco tempo depois, foi inaugurada uma fábrica de aeronaves, onde foi construído o primeiro avião japonês feito com metal.
O ano seguinte marcou o início de muitas mudanças. O Departamento de Frete Marítimo foi desmembrado para formar a Kawasaki Kisen Kaisha Ltd (K-Line). Em 1928, o complexo Hyogo Works foi desmembrado para se tornar a Kawasaki Rolling Stock Manufacturing Company Ltd. Em 1937, o Departamento de Aeronaves se tornou a Kawasaki Aircraft Company Ltd, e em 1950, o Departamento Siderúrgico se tornou a Kawasaki Steel Corporation. Esses departamentos se transformaram em companhias independentes, estabelecendo uma firme fundação em seus respectivos campos.

Em 1969, no auge da recuperação econômica japonesa após a Segunda Guerra Mundial, o Estaleiro Kawasaki, a Kawasaki Rolling Stock Manufacturing e a Kawasaki Aircraft se fundiram em uma corporação gigante, a Kawasaki Heavy Industries Ltd, para melhor competir em um mercado global em expansão e cada vez mais competitivo.

No entanto, após a II guerra mundial, a empresa ficou em grandes dificuldades pois a produção de aviões para os “kamikazes” era uma má imagem para a empresa. Com o fim da produção dos aviões a empresa passou a ter disponíveis muitos recursos desaproveitados e mão de obra disponível.
Kawasaki passou a produzir pequenos motores, como forma de aliviar a sua imagem e compraram um construtor de motociclos a Meguro, no entanto a kawasaki já produzia motores para motas desde 1954 quando produziram um 58cc a 2 tempos para a Meihatsu, mas a kawasaki tinha grandes planos e a Meihatsu não fazia parte deles.

A Meguro era o mais antigo construtor de motociclos japonês, produzindo motas desde 1937, mas após a II Guerra encontraram dificuldades económicas e o negócio com a Kawasaki, surgiu como uma boa oportunidade, para a Kawasaki o acordo era perfeito, os direitos comerciais e de imagem do OHV bicilindrico em todo o Japão e no sudoeste asiático era a plataforma ideal para construir uma rede de distribuidores. Em 1961 a linha de produção em Kobe produzia motas Meguro com motores Kawasaki de 50cc a 500cc.

Este passo decisivo ( a aquisição da Meguro) estabeleceu a mais rápida ascensão de qualquer construtor de motos japonês.

Esta diversificação de atividades transformou a Kawasaki como uma das maiores empresas nipónicas, nunca deixando a sua principal actividade de negócio, a construção de navios, construção civil em aço (pontes, etc.), comboios, submarinos, aviões, helicópteros, maquinaria pesada, centrais eléctricas, etc. desenvolveu também a grande escavadora usada na construção do túnel da mancha.

O nome Kawasaki representa uma empresa tecnológica cujas atividades englobam desde projetos internacionais em grande escala até produtos utilizados na vida diária e para recreação. Em cada etapa, a Kawasaki observa a máxima atenção ao ser humano e ao meio ambiente. Mais de Cem anos de inovação permitiram à companhia estabelecer uma fundação firme como uma empresa líder em tecnologia. A Kawasaki está totalmente preparada para um novo século de inovação e expansão, almejando novos mercados, novos produtos e novas idéias.

Fonte: http://www.rockriders.com.br/Detalhe_dicas.aspx?id=487
http://motobr.wordpress.com/2009/10/17/historia-kawasaki/

Nenhum comentário:

Postar um comentário